Em época de recorte orçamental, a manicure é um dos primeiros "luxos" a esquecer. Mas nem por isso tens de abdicar de umas mão bonitas e cuidadas, porque podes perfeitamente fazer a manicure em casa! Não sabes? Corre tudo mal? Vá, pensa positivo, segue o meu conselho e com um pouco de prática vais ver que não só vai correr bem, como vais ficar com umas mão lindas!

As ferra
mentas que deves ter para obter um resultado perfeito são:
- Algodão;

- R
emovedor de verniz;
- Óleo para cutículas (ou qualquer azeite comestível que tiveres em casa);

- Creme hidratante;
- Escova de mãos (caso não tenhas, podes sempre utilizar uma escova de dentes velhinha);
- Corta-unhas;
- Lima (evita as de metal, pois estragam mais as unhas. Opta por uma de cartão);
- Alicate para cutículas ou tesora para cutículas;
- Pauzinho de laranjeira (ou um cotonete);

- 3 vernizes: base, verniz de cor e fixador;

- Polidor de unhas (para pôr as unhas brilhan
tes, caso não as queiras pintar).


O que deves fazer passo a passo, para ficares com umas unhas perfeitamente pintadas:

1 - Arranja entre 15 minutos a meia hora só para isto. Mais vale demorar do que estragar as unhas a meio do processo.
Dica: Esquece o telemóvel, o telefone e o resto do mundo. Se fizeres as coisas concentrada, com calma e deixar secar bem o verniz, a tua manicure vai ficar melhor e durar mais tempo.


2 -
Põe removedor de verniz no algodão e retira bem os restos de pintura a
ntiga.
Dica: Escolhe um removedor de verniz sem álcool nem acetona, duas substâncias muito agressivas para as unhas. Evita usá-lo mais do que uma vez por semana.

3 - Aplica óleo nas cutículas (ou azeite morno) e massaja-as suavemente, ajudando-o a penetrar na pele e a suavizá-la.

4 - Enquanto o óleo faz o seu efeito, lima as unhas dando-lhes a forma desejada.
Dica: Deves limar sempre as unhas da parte de fora para o centro das mesmas, para não se partirem. Lima-as sempre na mesma direcção para evitar que comecem a lascar.

5 - Lava as mãos com uma escova de unhas (ou a tal escova de dentes velhinha) para tirar os restos de removedor de verniz, de óleo e de pó de unhas.

6 - Se as tuas cutículas ainda estiverem duras, mergulha as mãos em água tépida (com um pouco de gel de duche ou então umas gotinhas de sumo de um limão para ficarem mais brancas), durante 5 ou 10 minutos e, depois, retira as peles levantadas e as cutículas maiores com o alicate (Não as cortes todas porque protegem das bactérias. Além disso, se as cortares, crescerão mais rijas). Termina puxando para trás a pele coladas às unhas com o pau de laranjeira (ou cotonete).
Dica: Este passo é fundamental. Se não quiseres mergulhar as mãos em água, podes aplicar uma camada abundante de creme hidratante e vestir umas luvas de látex, obtendo o mesmo efeito.

7 - Volta a limpar as unhas com removedor de verniz para retirar qualquer tipo de oleosidade que possam ter. Isto vai ajudar a fixar melhor o verniz.
Dica: Para que as tuas unhas fiquem mais brancas e pareçam mais fortes, pinta-as por baixo com um lápis de cor branca.

8 - Aplica a base para proteger as unhas e deixa-as secar bem. Depois, aplica o verniz com duas ou três pinceladas rápidas e finas, evitando pintar a zona das cutículas. Aguentará mais tempo se puseres várias demãos do que uma camada muito grossa. Aplica as camadas necessárias até te sentires satisfeita com a cor, mas deixa sempre o verniz secar muito bem entre cada aplicação.
Dica: Se pintares a pele, não há qualquer problema! Deixa secar o verniz e quando tiveres acabado de fazer a manicure, lava as mãos com sabão e retira o verniz em excesso. Se não sair com a lavagem, aplica um creme hidratante e verás que sai tudo sem qualquer problema, ficando apenas as unhas pintadas.

9 - Aplica o verniz fixador (transparente) e deixa-o secar muito bem antes de voltares à tua vida.

Vês? É simples, rápido e ficas com umas unhas lindíssimas!


(Peço desculpa por não ter muitas imagens. A minha máquina está de férias mas volta em poucos dias)