As ondas do mar acariciando o cabelo, a água da piscina na melena, o ar da montanha a ondear na cabeleira... Para nós a ideia é demais. Para o nosso cabelo... uma tortura! Para que esteja sempre saudável e brilhante, toma nota!

Pontas espigadas, cabelo ressequido e sem brilho, lutas diárias com a escova para o desembaraçar... A coisa é muito simples: o nosso cabelo precisa de ser salvo! É que, claro, com tanta água, tanto sol e tanta diversão, o nosso cabelo anda a pedir, a gritos, que lhe demos umas férias, para se recuperar de todo o estrago. Existe um plano infalível para que o cabelo continue tão saudável e brilhante, como no primeiro dia do Verão. Queres saber qual é?

O primeiro passo deste plano de ataque é o da tesoura na mão! Cortar as pontas ajuda o cabelo a crescer mais depressa. O sal e o cloro são os inimigos número 1 do cabelo e, por isso, depois de um bom dia de praia ou piscina, é muito importante lavá-lo a fundo. Também não é boa ideia andar sempre com ganchinhos e outros acessórios pegados ao cabelo quando o sol ataca, porque aquecem imenso e isso é do pior para a cabeleira. Outra ideia a esquecer é andar sempre com elásticos, especialmente quando o tens molhado.

Máscaras milagrosas

Neste plano de salvação ao cabelo também não podem faltar as máscaras. Podemos esscolhê-las entre um enorme leque de possibilidades, segundo o tipo de cabelo: seco, oleoso, pintado, sensível... As máscaras são fáceis de aplicar e encontram-se em qualquer drogaria, mas se queres poupar uns Euros aqui tens algumas alternativas caseiras!

Máscaras de emergência!
Para que o teu cabelo recupere o brilho, só precisas de uma colher de mel, uma de azeite e do sumo de um limão. Bate tudo até obteres uma pasta uniforme e cobre o teu cabelo com ela. A seguir, envolve o cabelo numa toalha quente e espera meia hora antes de o lavares normalmente. O resultado é perfeito!
As tuas manhãs tornaram-se num pesadelo só de pensar que tens de desembaraçar o cabelo? Um truque super eficaz para que isto não aconteça é juntar um pequeno copo de vinagre à última água de enxaguar o cabelo, que ficará super suave e fácil de pentear!
Se o teu problema é o cabelo oleoso, aqui tens uma máscara infalível: mistura um iogurte natural com um ovo batido. aplica a máscara sobre o cabelo. A seguir envolve-o numa toalha, deixa actuar durante 10 minutos e lava-o com água morna. Impecável!
Durante o Verão, a hidratação do cabelo é super importante. Para conseguires um cabelo forte e saudável ferve, durante 10 minutos, um pouco de salsa com três litros de água e, depois de frio, usa este líquido para enxaguar o cabelo depois de o teres lavado.